Em setembro Caxias realiza Semana Nacional da Execução Trabalhista
De 15 a 19 de setembro, ocorre, em Caxias do Sul, a 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, um mutirão para a realização de audiências extras de acordos entre as partes nas varas do trabalho e centros judiciários de métodos consensuais de solução de disputas (Cejuscs) de todo o país.
A expectativa é promover mais de cem audiências. Na edição de 2024 o Cejusc local promoveu 40 audiências, que resultaram na arrecadação de R$ 711,5 mil em conciliações.
Hoje, o Foro Trabalhista de Caxias, com jurisdição também sobre Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos, possui 7,6 mil processos pendentes de execução, segundo informação publiocada no jornal Pioneiro. Essa é a última etapa do processo, quando a sentença não tem mais recursos e o trabalhador venceu a causa, mas a dívida não foi quitada de forma voluntária pelo empregador.Caso não haja a audiência de conciliação, que permite parcelamento e até descontos no passivo, a Justiça do Trabalho pode solicitar bloqueio de contas e penhora de bens.
Regimentalmente, a Semana da Execução Trabalhista é marcada para a terceira semana de setembro. Em 2025, a data cairá no sábado, ou seja, os cinco dias úteis terão esforços voltados à iniciativa no Estado. Para participar, trabalhadores e empregadores precisam preencher um formulário disponível no site do TRT-RS, mencionando no campo "observação" que o pedido é para a Semana da Execução.
Recomenda-se que a pessoa tenha o auxílio do seu advogado ou advogada para fazer a inscrição.
Suggested Posts
Curtinhas

Brics está acelerando a implementação do Brics Pay
