Presidente Lula participou da abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária
A 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES) marcou a retomada desse espaço de diálogo após 11 anos desde a última edição, realizada em 2014, quando foi elaborado o primeiro plano nacional da economia solidária. O encontro ocorre nos dias 14 e 16 de agosto, no Centro de Treinamento Educacional da CNTI, em Luziânia (GO), com abertura oficial no Palácio do Planalto. Tem como tema central: “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. Participam do evento cerca de 1.200 a 1.500 pessoas, incluindo delegados eleitos nas conferências preparatórias e representantes dos governos, da sociedade civil e de empreendimentos solidários.
As etapas preparatórias foram amplas, com mobilização em 1.584 municípios, 185 conferências locais, 27 estaduais e 14 temáticas, elegendo 968 delegados. A conferência a visa oferecer subsídios para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. O presidente Lula destacou o caráter transformador da economia solidária e convocou todos a participar e cobrar o avanço das políticas públicas.
A conferência também coincide com avanços jurídicos e institucionais importantes, como a sanção da Lei de Economia Solidária (Política Nacional da Economia Solidária—PNES), em dezembro de 2024.