EUA cancelam vistos de dois brasileiros ligados ao programa Mais Médicos
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, na quarta-feira (13/agosto), a revogação dos vistos de Mozart Julio Tabosa Sales e de Alberto Kleiman, ex-integrantes do governo Dilma Rousseff e envolvidos na criação do programa Mais Médicos. A medida integra a política americana de restrições relacionadas a Cuba, que Washington descreve como um esforço para responsabilizar quem apoia o que considera um “esquema de exportação de trabalho forçado” do regime cubano.
Segundo o secretário de Estado americano, Marco Rubio, a retaliação também atinge autoridades cubanas e de outros países, como Granada. O governo dos EUA acusa o Mais Médicos de contribuir para o enriquecimento da ditadura cubana e de privar a população da ilha de atendimento médico essencial. O comunicado cita, ainda, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como intermediária na implementação do programa, supostamente sem seguir requisitos constitucionais brasileiros e driblando sanções americanas a Cuba.
Atualmente, Mozart Sales ocupa o cargo de secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. Já Alberto Kleiman é coordenador-geral da COP 30, conferência do clima prevista para 2025 em Belém (PA).
Criado em 2013 e retomado em 2023 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Mais Médicos é uma das principais políticas de saúde pública no Brasil. A decisão americana gerou reações opostas no país: o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou a medida como um “ataque injustificável” e disse que o programa, assim como o PIX, “sobreviverá a qualquer ataque”. Em contrapartida, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA, elogiou a decisão e agradeceu ao governo Trump em suas redes sociais.
A revogação dos vistos soma-se a outras sanções impostas recentemente por Washington a autoridades brasileiras, incluindo tarifas sobre produtos e medidas contra o ministro do STF Alexandre de Moraes sob a Lei Magnitsky.
Fontes consultadas:
Departamento de Estado dos Estados Unidos (declarações oficiais)
Declarações públicas do secretário de Estado Marco Rubio
Declarações do ministro da Saúde Alexandre Padilha
Publicações do deputado federal Eduardo Bolsonaro em redes sociais
Histórico do programa Mais Médicos (Ministério da Saúde)
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Suggested Posts
PF indica Bolsonaro e Eduardo por coação após tarifa dos EUA
