Diplomacia dos Estados Unidos insiste na ingerência
Dino reforçou que respeito, moderação e bom senso devem guiar as relações entre países historicamente parceiros, como Brasil e EUA.
Ele disse esperar que o diálogo e as relações amistosas voltem a prevalecer no campo comercial, cultural e institucional.
Segundo A Folha, Itamaraty convocou o chefe da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para dar explicações sobre novas ameaças de punição a ministros do STF, no âmbito de uma ofensiva do governo Trump em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Escobar foi recebido no Ministério das Relações Exteriores na manhã desta sexta-feira (8) pelo embaixador Flavio Goldman, que ocupa interinamente a secretaria de Europa e América do Norte do Itamaraty.
Segundo relatos de integrantes do Itamaraty, o embaixador brasileiro manifestou indignação com o tom e o conteúdo das publicações dos americanos. Flavio Goldman teria reforçado a visão de que Trump atua com ingerência em assuntos internos, faz ameaças inaceitáveis e ataca a soberania brasileira em vez de negociar tarifas.