Curtinhas
- – Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul vai ganhando forma.
- – A taxa de desemprego no Brasil atingiu 5,8% no segundo trimestre de 2025, marcando o menor índice desde o início da série histórica do IBGE em 2012. Divulgados nesta sexta-feira (15/ago), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostram uma queda significativa em 18 das 27 unidades da federação, com estabilidade nas demais, refletindo um mercado de trabalho aquecido e em franca recuperação. Segundo o IBGE, o recuo na desocupação foi impulsionado pelo aumento de 1,2 milhão de ocupados, totalizando 103,9 milhões de pessoas empregadas, um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2024.
- – O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou voto divergente, nesta sexta-feira (15/ago), contra a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP) no processo que apura porte ilegal de arma e constrangimento ilegal durante a perseguição a um opositor nas ruas do bairro Jardins, em São Paulo, na véspera do segundo turno de 2022. Mesmo com a manifestação contrária do ministro, o cenário consolidado na Corte — antes do pedido de vista que suspendeu o julgamento em março — aponta para pena de 5 anos e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, com perda do mandato, conforme o voto do relator Gilmar Mendes, acompanhado por Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. A sessão corre no plenário virtual do STF, mecanismo em que os ministros depositam seus votos eletronicamente, com janela de votação reaberta neste 15 de agosto e previsão de término em 22 de agosto de 2025 — prazo no qual eventuais novos votos (como os de Luiz Fux, André Mendonça, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso) podem ser inseridos. (Urbs Magna)
- – O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou, nesta sexta-feira (15/ago), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete réus, acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022, terá início em 2 de setembro.
- – Na sexta-feira (15/ago), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou quatro pedidos de cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.As representações, apresentadas por PT e PSOL, acusam o parlamentar de atuar contra os interesses do Brasil enquanto reside nos Estados Unidos, articulando sanções contra autoridades brasileiras, incluindo membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Suggested Posts
Hugo Motta pego de surpresa?

by Branca Sólio on Sep 1, 2025