Ativista aciona Comissão de Ética e MP por declarações de vereador a podcast
A presidente da Rede de Mulheres Travestis, Mulheres Trans e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (RNTTHP), Cleo Araújo, encaminhou, nesta quinta-feira (21) uma representação à Comissão de Ética da Câmara de Caxias contra o vereador Hiago Morandi (PL). A ativista, que também é suplente da bancada do PT, acusa o parlamentar de falas preconceituosas em uma entrevista ao podcast Conversa Magna.
Na manifestação, Hiago falava sobre pedidos da comunidade para auxílio no atendimento de saúde quando afirmou:
— Outro dia eu levei os guris lá no subsolo do CES. Cara, uma energia ruim, complicada lá. Tu sente que tem alguma coisa errada lá. Aí eu disse pros guris, sabe o que é aqui? Aqui é o lugar, o ambulatório das pessoas com HIV. As pessoas estão pra morrer. As pessoas com hepatite. É aqui que nós estamos. A gente observou. Por que a gente tá aqui? Pra sentir a energia desse lugar. O que as pessoas precisam. A situação que elas estão.
Na denúncia, também encaminhada ao Ministério Público, Cleo diz que a declaração "configura grave violação dos direitos humanos, propagação de desinformação, incentivo à exclusão social e reprodução de estigmas que há décadas são combatidos".
Além das denúncias, ela pede retratação do vereador.
Prazo
O presidente da Comissão de Ética, vereador Pedro Rodrigues (PL), tem prazo de cinco sessões para apresentar um parecer prévio a respeito da denúncia. O parlamentar, porém, não pretende usar todo o prazo e deve começar a analisar o caso já na segunda-feira (25).
Uma primeira denúncia já havia sido encaminhada na última segunda-feira (18), mas foi rejeitada por não se adequar ao Regimento Interno.
"Denúncias distorcidas"
À coluna, Hiago rebateu a denúncia e disse que a ativista usa o instrumento para autopromoção e que a fala foi distorcida, tanto que não consta no documento. Ele defendeu a apuração do que chamou de "narrativas mentirosas e imputações falsas de crime".
— De maneira maliciosa pega uma frase onde fui claro que o ambiente tinha uma energia ruim justamente pelo sofrimento das pessoas que lá frequentavam, e a importância de reconhecermos este sentimento para ajudar estas pessoas, e transformou em algo completamente distorcido — afirma Hiago.
Fonte: +55 48 9809-0295 - Wnatsapp
Suggested Posts
PIB cresce 3,2% nos 12 meses terminados em junho, frente igual período anterior

Declaração de Bogotá
