A petroleira britânica BP anunciou, na segunda-feira (4 de agosto), a maior descoberta de petróleo e gás da empresa nos últimos 25 anos. O achado está localizado no bloco Bumerangue, nas águas profundas do pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a 2.372 metros de profundidade.
A BP detém 100% de participação no bloco, adquirido em 2022, sob gestão da estatal brasileira Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), responsável pelo contrato de partilha de produção.
De acordo com a companhia, os primeiros resultados indicam alto teor de dióxido de carbono no material coletado, mas novas análises laboratoriais serão realizadas para avaliar melhor o potencial da área.
O alto teor de dióxido de carbono pode significar que: durante a produção, o petróleo é misturado com grandes quantidades de CO₂, que precisam ser removidos; ou que sua queima gera mais emissões de CO₂; ou, ainda, que esse teor afeta qualidade do meio ambiente.
Em nota, a companhia informou que "agora iniciará análises laboratoriais para caracterizar melhores os reservatórios e os fluidos descobertos, o que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue. Outras atividades de avaliação estão planejadas, sujeitas à aprovação regulatória".
A meta da BP é aumentar sua produção global para entre 2,3 e 2,5 milhões de barris de petróleo por dia até 2030, com potencial de crescimento até 2035.