Acadêmicos de Niterói homenageia Lula na Sapucaí

Agência Brasil
A Acadêmicos de Niterói, campeã da Série Ouro em 2025, divulgou seu samba-enredo para o Carnaval 2026: "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". A agremiação fará sua estreia no Grupo Especial no domingo, 15 de fevereiro de 2026, sendo a primeira escola a desfilar na Marquês de Sapucaí.
O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e pelo enredista Igor Ricardo, narra a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado como "o político mais bem-sucedido de seu tempo". O samba conta a história do ex-presidente desde seu nascimento no agreste pernambucano, filho de dona Lindu, em uma família de oito irmãos.
A narrativa destaca a infância simples em Garanhuns, onde Lula brincava com animais do quintal e subia no pé de mulungu, árvore que simboliza a esperança no enredo. O samba também aborda a migração da família para São Paulo em 1952, fugindo da seca nordestina em uma viagem de treze dias em um pau de arara.
O enredo contemplará, ainda, a atuação sindical de Lula durante a ditadura militar, sua trajetória política como deputado constituinte e presidente da República, sempre com o compromisso de ajudar os mais pobres, enfatizando que "sua liderança nasceu, cresceu e se consolidou como expressão de um andar junto".
O carnaval 2026 será marcado por diversas homenagens a personalidades brasileiras: a Mocidade Independente celebrará Rita Lee; a Imperatriz Leopoldinense contará a história de Ney Matogrosso; a Viradouro homenageará o mestre de bateria Ciça; a Vila Isabel abordará o universo de Heitor dos Prazeres; o Salgueiro reverenciará a carnavalesca Rosa Magalhães; a Portela mostrará a vida do líder africano Príncipe Custódio; a Mangueira destacará o curandeiro Mestre Sacaca; e a Unidos da Tijuca homenageará a escritora Carolina Maria de Jesus.
Suggested Posts
Prisão domiciliar de Bolsonaro repercute no mundo

Diálogos entre Fé e Política
