Documento sobre pedido de asilo político surpreende aliados de Bolsonaro
Aliados de Jair Bolsonaro e mesmo integrantes da defesa do ex-presidente afirmaram surpresa frente a existência de um documento que contém pedido de asilo político dirigido ao presidente da Argentina, Javier Milei.
O arquivo, sem data nem assinatura, foi localizado no celular do ex-presidente, apreendido pela Polícia Federal. Para investigadores, o material é indício consistente de que Bolsonaro planejava fugir do país e seu conteúdo revela que Jair Messias Bolsonaro praticou atos para obter asilo político na Argentina. O réu, desde a operação Tempus Veritatis, planejou fugir para impedir a aplicação da lei penal, descreve o texto da PF.
A revelação aumentou a expectativa de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converta a prisão domiciliar em regime fechado, em unidade convencional ou militar, antes mesmo do julgamento sobre a tentativa de golpe.
O que diz a PF
Segundo relatório da Polícia Federal, a última modificação do arquivo ocorreu em 12 de fevereiro de 2024. O documento, intitulado Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO.docx, foi salvo no celular do ex-presidente em 10 de fevereiro de 2024, às 18h28.
Medidas do STF
O ministro Alexandre de Moraes intimou Bolsonaro a explicar, em até 48 horas, o descumprimento de medidas cautelares e o risco de fuga. Também determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o caso.